terça-feira, 23 de outubro de 2007

Estou Maravilhado!!

Que o cérebro esteja a ser alvo de inúmeros estudos já era sabido. Que estes já revelaram muita conclusão acerca de capacidades hipotéticas também já não era novidade. Daí a apresentarem uma simples imagem para determinar o uso que dás ao cérebro... acho fascinante!!!!

Sei que fico maravilhado com pouco, mas isto atraiu-me. Segundo as instruções (que se seguem mais abaixo) consoante a percepção da rotação da mulher, podes avaliar se usas o lado direito ou esquerdo do cérebro.

i.e.: Se estiver a ler ou for dado às letras então verá a mulher rodar no sentido oposto aos ponteiros. Se estiver a imaginar algo, ou a cantar (?) então a mulher sugere rodar no sentido dos ponteiros....
Está giro!

Não deposito grande credibilidade nisto, mas não deixo de estar fascinado com o raio da imagem.
Pessoalmente, à primeira vez que olhei a imagem pareceu-me rodar no sentido oposto aos ponteiros. Depois, com um pouco de concentração e esforço lá a vi a rodar no sentido correcto (ponteiros)... agora consigo vê-la a rodar no sentido que optar, sem dificuldades. Porra que a imagem está bem conseguida!!!!!




Teste do lado direito do cérebro Vs o lado esquerdo do cérebro... Vês a mulher rodar no sentido dos ponteiros do relógio, ou no sentido contrário destes?

Se vês rodar no sentido dos ponteiros, então usas, com maior frequência o lado direito do cérebro... e vice versa.
A maior parte de nós vê a mulher rodar no sentido oposto aos ponteiros, porém, com alguma concentração é possível observá-la mudar de sentido. Tenta por ti mesmo!

Testing... 1 2 3... Testing!


Sentido oposto aos ponteiros!Sentido dos ponteiros!

FUNÇÕES
DO LADO ESQUERDO
lógico
detalhado
factual
língua e palavra
presente e passado
matemática e ciência
compreende
conhece
aprende
percepção de padrões/lógica
reconhece o nome do objecto
base realista
constrói estratégias
prático
seguro
---
FUNÇÕES
DO LADO DIREITO
emocional
“imagem geral”
imaginativo
símbolos e imagens
presente e futuro
filosofia e religião
entende
acredita
aprecia
percepção espacial
reconhece a função do objecto
base fantasista
apresenta possibilidades
impetuoso (impulsivo)
arriscado

7 comentários:

  1. Engracado, eu vi a mulher a rodar para o lado direito, deu umas quantas voltas, fiquei enjoada e depois comecei a ve-la a rodar para o lado esquerdo...
    Muito giro.

    ResponderEliminar
  2. Primeiro a desconfiança, agora a certeza. É oficial: metade do meu cérebro está morto!
    Como é que a "figurinha" roda para o lado esquerdo?? Humm... vou ali buscar um livro. Volto já!

    ResponderEliminar
  3. Zofia
    Obrigado pela passagem! Volta sempre, e trás comprimidos para o enjoo... nunca se sabe o que vai aparecer por aqui! *suspiro

    Blogadinha
    Vou buscar as pás?

    Depois de vários exercícios a observar, não me parece que seja algo tão linear como o exercício de cada hemisfério cerebral, mas uma questão de perspectiva... se olharmos continuamente para o pé da perna esticada para a frente, e procurarmos inverter o sentido de rotação quando este está orientado para a frente ou para trás (em fundo), então facilmente a imagem parece rodar no sentido oposto e vice-versa!
    Desilusão!

    ResponderEliminar
  4. Pás? Só se for para desenterrar a metade do cérebro em falta, eh eh.

    Pois é, um dia depois... o mesmo resultado. Uma novidade porém: a ilusão de óptica provocada pela coxa da menina... e não pelo pé!

    Traduzindo: quando este toca o lado esquerdo do ecrã, há a ilusão da perna direita ser trocada pela esquerda - induzindo assim, a ideia do movimento inverso.

    São escassos segundos, a imagem (geral)chega a apresentar uma falha, mas rodar... continua a rodar para o lado... direito!!

    Ilusão e não «desilusão».
    Se bem que, depois de descoberto o truque...

    ResponderEliminar
  5. espectacular esta sabedoria que aqui partilhas!!!
    De imediato vi a menina a dançar para a esquerda... mas lá consegui ir buscar os neurócios esquerdos e pô-la a dançar para o outro lado!

    Jokinhas

    ResponderEliminar
  6. Blogadinha
    Não é um truque!!! A o movimento da imagem é propício a uma rotação qualquer, tanto pode parecer rodar para a direita como para a esquerda, e não é por segundos. Eu consigo ficar a vê-la rodar para a esquerda por um tempo indefinido e para a direita igualmente.
    Por exemplo, eu posso vê-la rodar para a esquerda até concluir 5 voltas completas, e depois invertar a rotação e ver mais 5 voltas completas para a direita. Não é um truque, é mesmo uma ilusão mental. Ou de óptica. No entanto já verifiquei que ficando a olhar para a ponta do pé, e ignorar o resto do corpo, facilita a contra-rotação do todo. Se eu olhar fixamente para a cabeça, não consigo inverter, mas para o pé é quando eu quiser e no momento que quiser.

    Vá, lê lá um livro e toca a trabalhar para ver a imagem rodar para a esquerda!!!
    E as pás, falava das pás de choques, para ressuscitar o lado morto do cérebro... ;)


    Pippoka
    Sendo tu a segunda pessoa que aqui diz conseguir ver a imagem rodar para ambos os sentidos, começo a achar que afinal não sou tão dotado como pensei... maçada!!!
    Jokinz

    ResponderEliminar
  7. eu vejo-a rodas para os dois lados! =|

    e isso acontece-me quando leio cada uma das descriçoes LOL

    é pa ter medo??***

    ResponderEliminar