Creative Commons License
O conteúdo deste blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

AlfmaniaK: O nome!

Google it: AlfmaniaK

Que se desmistifique o nome, o nick, o AlfmaniaK:
(1996)
Na minha adolescência fui para Londres. Fiquei alojado em casa de britânicos por uma semana, onde teria que experimentar e adoptar os hábitos londrinos. Tudo muito divertido, excepto os limites da língua.
Não havia problemas em comunicar. Sempre fui fluente em Inglês, porém mexia comigo ser tratado por Frank. Segundo eles, Afonso é um nome complicado, mesmo difícil de pronunciar. Como entenderam que a fonética do meu nome sugeria ser nórdico, acharam por bem, tratar-me por Frank. Era mais fácil. Filhos da p…

Claro que me senti incomodado e procuramos uma solução intermédia. Do espanhol Alfonse ao Alf, foi um pulinho de nada. Assim nasceu a primeira expressão deste nome: Alf.
Aliás: Alf, the film maker.
Na altura adorava fazer filmes. Perdia-me em horas de filmagens entre amigos, e outras tantas horas em estúdios da escola a fazer curtas, experiências, etc… literalmente era tratado por: Alf, the film maker.

De regresso a casa, a alcunha Alf, manteve-se. Era tratado por Afonso na generalidade, mas o meu carimbo era Alf. Fiz graffiti, o tag era Alf. Desenhava, a assinatura era Alf. Comecei a ficar preso a este nome, como um subterfúgio do Afonso. Alf era um segundo Afonso, mais íntimo.

Depois veio a internet. O meu primeiro mail não aceitou o Alf. Talvez por ser curto demais ou porque já estava em uso, então comecei a estender o nome. alfmania@mailcity.com; alfmail@clix.pt; alfmaster@... Etc etc etc. Isto marca a origem das pequenas variações do meu nick.
Depois encontrei o mIRC. De início usava o Alfmania. Sempre. Depois surgiu o registo obrigatório. Alfmania já estava registado, portanto procurei novas alternativas.

Como surgiu o “K”…

Confesso que não me recordo ao certo, mas a ideia de maniac, vem dos desenhos animados Animaniacs. Sempre fã de Spielberg, na altura era uma vertente do realizador/produtor nova. Portanto o meu registo começou por um Alfmaniac. Numa questão de dias ou horas, surgiu o K (1999). Gostei da estética conseguida com as maiúsculas:

AlfmaniaK


O percurso deste nome é, hoje em dia, para mim surpreendente. Faz parte de mim. Muito aliado à internet, sinto-me autêntico. Presunção minha? Talvez, mas é a minha identidade.

Identidade. Resume-se tudo a uma questão de identidade. Os nomes parecem moldar-se às pessoas, quando na realidade são estas que se moldam ao seu nome.
Com a internet tenho a ideia que consegui forjar uma imagem de bits e bytes do Afonso que sou. A linha que separa o “Eu” do “Outro Eu” é muito ténue. Sem querer moldei um nome. Não fui eu que cresci com o nome, mas foi o nome que cresceu comigo. Gosto.
AlfmaniaK é tão único e singular como eu sou. É o meu nome. Aqui, é o meu nome.
E o teu nick? Qual é a sua história?

9 comentários:

Unknown disse...

A origem do meu nome deveu-se ao Luis Luz, o autor do blog vida de casado, na troca de mails ele referiu o meu mau feitio como ponto de partida para um blog e disse que se o usasse teria sucesso com ele. Assim foi, a mau feitio ,como ele me chamou foi ficando e agora ja me pertence.

Anónimo disse...

Tantos Alf's, tantos Eu's!
Quando começaste a circular pelo Sapo,comentava-se quem seria e como seria o Alfmaniak. Reduzi imediatamente o nome para Alf, para simplificar a conversa, e julgava que a ideia tinha sido minha. Ao fim e ao cabo, sempre foste Alf!
Vês como as ciganas se enganam mesmo quando têm a mania que sabem tudo?
Esta cigana é rebelde, tem um lado meio selvagem, quer armar-se em adivinha, como está explicado no meu post.
Aguardo a tua crítica.

Anónimo disse...

Olá caro amigo, muitos parabéns! gostei muito do teu blog, da tua partilha, do teu desafio!
Por isso vou fazer algo que nem no meu blog o fiz... isto é explicar a razão do meu nome da net e blog! Docas é diminutivo do meu nome, melhor diminutivo, ou aumentativo.. No tempo de faculdade alguns amigos começaram quando em brincadeira a chamar de Ricardocas , depois alguns diminuiram para Docas, e esse foi o nome que alguns ainda me chamam, de uma forma carinhosa que acho piada. Depois sou um cinéfilo desmedido, adoro cinema, adoro viajar a culturas, povos, hábitos, costumes e vidas, através do cinema. E daí surgiu nas asas do desejo, pelo sentido de sonho e por "As Asas do Desejo" ser um filme importante, diferente, marcante de Wim Wenders que fala também de vida, sonho... E porque pretendo que o meu blog seja uma partilha minha, daquilo que vivo e sinto, o blog chama-se docasnasasasdodesejo. Foi muito confuso? Espero que não.. Continuação deste bom trabalho! Abraço amigo

Anónimo disse...

:) Finalmente a tão esperada explicação. :)

Gostei!

Inês Almeida Lima disse...

Gostei da explicação. É claro que para mim (e não só claro!) és o Alf porque já deste vida ao nome e acho que te fica bem, mas... adoro o teu verdadeiro nome Afonso.
Era o nome do meu filho... se ele tivesse conseguido nascer.
Enfim, estás bem servido de nome e de nick.
Infelizmente o meu não tem graça nem história, aliás pelo nome do blog vê-se mesmo que foi falta de imaginação!

Anónimo disse...

Ora ai está a explicação. Assim já não vou pensar no Alf, o terrível perseguidor de gatinhos :p
O meu nick não tem nada de especial. Sou Angel no blog porque já o era no messenger e sou Angel porque tenho daquelas caras angelicais de quem não parte um prato. Então, já que dizem que sou anjo, que o seja. No blog surge o blue porque a menina angelical tem olhos azuis:p
nada de extraordinário e elaborado como Almaniak (bolas, coisinha complicada de escrever:p), mas que já se agarrou a mim de tal maneira que não será fácil largar :)

Anónimo disse...

É tão difícil de escrever que me enganei mesmo. Faça-se a errata de Almaniak para ALFMANIAK.
Sorry :p

Pipokka disse...

lol o meu já sabes! tão simples de arranjar!

Jokinhas

AlfmaniaK disse...

Mau
E fica-te tão bem. Só acho que devias apurar esse mau feitio... ;)

Cigana
Pois é! Achei graça quando anunciaste isso de que te lembraste de me apelidar só de Alf, quando esse é o meu nick original. Aliás, há pessoas que me tratam por Alf na rua. E para os mais curiosos. Na aliança, é Alf que aparece.
Podia ter dito logo... mas este post já estava mais que previsto. Perdia toda a sua graça.

Docas
Muito bom esse percurso etimológico, e verifiquei que faltou explicar o nome do meu blog, mas acho que é óbvio que se trata de um derivado do nick, normalmente utilizo para identificar os meus espaços, isso explica a fusão com megalomania.
Obrigado pela visita!

InsideOut
Fico contente que tenhas gostado.

Inês
Por vezes a originalida prima pela ausência de critatividade... gosto do teu "In" e do nome do teu blog. Faz sentido.
Afonso. Também gosto e muito.

Angel
Não é difícil de escrever, é uma questão de saber como se lê... uma vez que se baseia em estrangeirismo, leia-se bem lido assim: ALFEMANIAQUE, se o disseres na tu acabeça assim, não te enganas a escrever.
És anjo, és... tou para ver. É dia 16 e 17 certo? lol
Obrigado pela visita.

Pipokka
Não só já sei a origem do teu, como também já sei a origem da palavra pipoca, propriamente dita. lol
O Markl explicou.

Obrigado a todas/os pela passagem...