Pois... não gosto de ler!
Leio pouco*. Sempre o disse e não tenho qualquer complexo sobre as consequências de tal assumpção, até porque considero importante ser considerado um fulano com uma escrita cuidada.
Recordo que durante os anos de escola, nunca tive sucesso a português, mas tal nunca foi motivo para não escrever... para expressar ideias, ideais ou teorias bacocas com uma escrita cuidada.
Por outro lado, confesso que por vezes lamento não ler mais.
No meio disto tudo, apenas observo um detalhe que gosto. Orgulho-me de conseguir enumerar todos os livros que li.
Ora então vejamos o que li, que possa ser entendido como literário:
(acredito que a ordem cronólogica é esta)
Frei Luís de Sousa
Salteadores da Arca Perdida
O arranca corações
A casa dos Budas ditosos
O Mundo de Sofia
Peregrinação Interior Vol. I - Reflexões sobre Deus
Evangelho segundo Jesus Cristo
Código Da Vinci
...e "prontos"! Cá está o manancial de volumes em que investi tempo na sua apreciação. É de facto motivo de orgulho. As únicas pessoas que conheci e conseguem ditar-me todos os livros que leram, são crianças do primário!
Mas não sou um bicho raro, muitos há por aí que leram tanto como eu, e faço parte desse grupo. Se sabia ler, não era só legendas em filmes e afins, também li as séries completas do Astérix, Lucky Luke e Tintim (eu mereço um Magalhães), e li muitos Patinhas e Mickeys!
Bolas, como gosto do que li e leio!
E tu lês? Ou fazes de conta?
* No fundo, não gosto de ler... é mais isso que outra coisa qualquer!
16 comentários:
Ao contrário de muitos, assumes!
Gostar ou não gostar de ler é com cada um. O que me irrita é quem compra livros só para os ter em casa, porque ficam bem, ou pior ainda para passear na rua, sem os lerem.
Compro muitos e leio-os, mesmo que fiquem em lista de espera, mas não os respeito ao ponto de os guardar e colocar numa prateleira como troféus, guardo unicamente os que gosto.
Crest©
Não assumo grande coisa! Acho piada é a esses muitos que falas. Esses é que têm piada (ou são a piada).
Pessoalmente não consigo ler romances, histórias, aventuras... esses são o meu calcanhar de Aquiles, o resto, se interessante ainda espreito.
Maniak pá....obrigadinho pela visita...e isto é mesmo assim...não gostas de ler não lês...que isto ainda é um país livre (pelo menos enquanto a Manuela Ferreira Leite não meter em andamento aquela "claúsula" dos 6 meses sem democracia)
Abraçoooo
Alfmaniak
Cheguei à conclusão que colectivamente é importante ler. Isto porque lendo se tem acesso a um conjunto de experiências que a Humanidade partilha connosco, pelo que nos faz pensar. E há quem precise de ser estimulado a pensar.
Dito isto, há ler e ler! Ler jornais, blogues onde se aprende alguma coisa, conhecimento que se retira de outros meios como televisão, net e mesmo a própria vida são válidos também, mesmo não tendo lido os Lusíadas (li partes) ou os Maias (não li porque erradamente embirrei que não lia por ter sido obrigada: criancices!).
Mas mais importante que tudo é saber exprimir-se! E não acredito que leias assim tão pouco, porque do pouco que li teu não pareces estar assim mal!
Eu leio menos que o queria e tenho que fazer algo acerca disso. Mas olha, vou sendo feliz assim!
Obrigado pela visita ao meu cantinho, não podemos todos gostar da mesma coisa, tu não gostas de ler e eu não gosto doutra coisa qualquer:)
bj e gostei
Sadeek
Vou fazer por isso. Não ler! É um desafio nada fácil, mas espero ficar mais iletrado a cada dia que passa!
Abobrinha
As pressuposições conseguem ser fantásticas!
"...do pouco que li teu não pareces estar assim mal!, eu também não sei porque é que haveria de estar mal! Por outro lado, também não pretendo ser escritor!
Mas se quiseres ler mais um pouco, eu escrevo!
:)
Estrelaquebrilha
O bom disto tudo é que uma coisa não invalida outras, e portanto se não gostamos de algumas coisas, naturalmente, gostamos de outras!
Obrigado a todos pela visita!
Abraços, beijos e afins!
Nem uma Gina naquela lista?!? Deixa-me que te diga, a forma como escreves não parece ser nada de quem lê pouco, pois eu acho que as duas coisas estão relacionadas. Quanto aos Tio Patinhas, até terem a ideia de os "traduzirem", eram a melhor fonte de cultura que eu conheci.
Abraço!
Rafeiro Perfumado
Esta lista apresenta o que li/leio, não o que vi ou vejo... aliás, ignorava que na Gina há palavras!!!!
Abraço!
Bj e bom fim-de-semana.
O Salazar ia ter orgulho nessa tua postura, pá!
Por um país mais iletrado...AHHA
ABRAÇOOOOOOOOOOOOOO
Estrelaquebrilha
Bigado! Bjs e bom fim de semana...
Sadeek
Ooops! Esse é que a sabia toda!
Abraço e bom fim de semana!
"Ui", "Ai" e "Hummmmmm" são palavras, não são? ;)
As consequências aparecem logo na segunda linha do texto...
Ou será ASSUNÇÃO minha? LOL
Boa semana!
PS: tens um convite pendente no space..
Rafeiro Perfumado
Essas... pois... é que nos filmes, não aparecem escritas, e depois é-me difícil saber como se escrevem... mas é isso mesmo!
Blogadinha
Finalmente, alguém atento! :)
Não deixei de propósito, confesso que não reparei no erro... obrigado, pela dica. E para manter o sentido do comentário, vou conservar o erro no sítio, tal como está! ;)
Bjs e tudo e tudo e tudo.
Não é uma dica, é mesmo correcção.
Mas vá, o argumento é um bom argumento e como já me aderiste e assim... vou deixar passar o assassinato verbal! Lol
Até à próxima.
Blogadinha
Temos professora... então, obrigado pela correcção! ;)
Enviar um comentário