Creative Commons License
O conteúdo deste blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

sábado, 17 de novembro de 2007

Tão limitados, tão pequeninos, tão... iguais!

...e tu imaginas até onde?

Criatividade.

Procuro ser criativo. Neste momento, por motivos diversos, tenho uma necessidade urgente em conseguir meter a imaginação a trabalhar a todo o vapor - ou suor!

Isto serviu para recordar algo que já tinha pensado antes: a imaginação tem limite?

 

Claro que sim. A nossa imaginação está condicionada pelo nosso universo pessoal. Por tudo aquilo a que somos conscientes.

O facto de sermos inteligentes - ou racionais - ilude sugerindo que a imaginação, quando fértil, é ilimitada. O mix resultante dos vários elementos, ou fracções destes, que estão acessíveis à nossa consciência, parecem apresentar universos novos. Completamente novos e nunca antes imaginados.

Posto isto, concluiria que a imaginação deveria ser infinita, dadas as milhares de combinações possíveis. Até porque à medida que criamos elementos fictícios, estes passam a servir de matéria de fusão para criar novos universos. também imaginados. E isto parece-me criar um círculo infinito.

 

Não contente, e convencido que a imaginação é limitada, a partir da conclusão anterior tentei exercitar a imaginação com um método muito simples, para ver o que se esgotava primeiro: A imaginação ou a paciência de imaginar.

O exercício simples era o seguinte: imaginar o futuro. Sem limites, sem regras... imaginar o futuro continuamente. Começando por imaginar naves, colónias espaciais, etc... cheguei a um limite em que não sabia que mais inventar. De forma a dar continuidade à imaginação, verifiquei que, a conclusão anterior, em vez de resultar num círculo criativo infinito, resulta num ciclo.

A imaginação deixa de criar, e repete-se compulsivamente.

Compulsivamente!

 

Experimenta:

1º Imagina o futuro (naturalmente será um pouco em função da ficção já existente: espaço, naves, etc)

2 Continua a imaginar o futuro desse futuro... (talvez contacto com novas vidas, novos modelos governativos aplicado a universos)

3º Futuro do anterior? (Descoberta de universos paralelos?)

4º Destruição, holocausto, fim ?

5º Renovação da criação do universo... reinício da vida na terra...?

6º Homem, ou outro ser (mas estupidamente similar no processo evolutivo)

7º E daqui para a frente posso continuar a inventar, porém já em repetição da minha consciência... e tu?

 

Concluo que somos muito mais limitados do que julgamos. Mas quem é que o reconhece? No meio disto apenas pergunto, qual era o truque de fulanos como Da Vinci ou Júlio Verne?

3 comentários:

Pipokka disse...

nananananana, nada disso. Já reparaste que à partida tentas logo imaginar o futuro pelo que já viste em filmes?? estás a projectar um futuro que já foi imaginado por alguém anteriormente sem que nunca ninguém tivesse pensado nisso. a nossa imaginação é ILIMITADA, desde que não caias nesse ímpeto de a limitar ao universo que conheces. Se a imaginação fosse limitada, a Humanidade não tería evoluído. nunca ninguém teria tido ideias inovadoras que lhes surgiram pela criatividade e pela imaginação que têm. Desculpa discordar mas esta é a minha ideia.
o limite é aquele que te impuseres a ti próprio.

Jokinhas

AlfmaniaK disse...

Mas é uma questão de base, a imaginação está limitada ao nosso universo. Sempre!
No meu exemplo dei a influência dos filmes, claro, mas podia ter dado outra... seria indiferente, e apenas mais uma referência, mas isso não anula a influência que o que nos rodeia tem sobre a nossa imaginação.
A humanidade evoluiu graças às descobertas que o homem foi alcançando, umas por acidente, outras como consequência de alguma imaginação fértil... obviamente influenciada pelo universo pessoal de quem a tinha!!!
Por outras palavras, imagina aí algo completamente desprovido de influências da tua realidade consciente... :)

Jokas cheias de imaginação!

Pipokka disse...

nanani...nana. continuo a achar que podes sempre imaginar coisas que nunca viste, que nunca foram pensadas e sonhadas, podes criar coisas e ter pensamentos únicos. A questão é que maioria das pessoas nunca se dedica a isso. daí que existem "os criativos" que levam a vida a serem imaginativos e a criarem. sério, nao consegues imaginar nada na tua cabeça que mesmo que não faça sentido nenhum, nunca tenha sido imaginada anteriormente? mesmo que te pareça que não se encaixe neste universo??