Trocos
No meu ócio lembrei-me de um pormenor que me ocorro no meu ofício.
Vejamos:
Por vezes tenho que explicar às pessoas o que é 1Gb de dados. A melhor forma de explicar algo é com exemplos figurativos. Como o contexto, se aplica ao volume de dados (vulgo KB) transferidos pela web, o meu exemplo é o seguinte:
"Imagine uma cerejeira. Grande!
Se durante 30 dias, estiver a conversar no MSN, exclusivamente... isso corresponde a algumas cerejas. Talvez 1 ou 2.
Se estiver a ver um vídeo no youtube, isso corresponde a uma ramada.
A árvore no seu todo, será o Giga de dados que pode consumir. Fui claro?"
...bom, é algo assim que exponho e as pessoas lá ficam contentes com uma ideia aproximada do que podem fazer com os seus plafonds de tráfego.
Ora o curioso disto tudo que me ocorreu é que, neste caso, a imagem vale menos que 1000 palavras, já que segundo a imagem que descrevo há conversas no MSN com muito mais palavras que a imagem no seu todo.
Há coisas fantásticas! Onde?
3 comentários:
Figurativamente, uma boa conversa no MSN vale bem uma cerejeira inteira, com boas cerejas doces e suculentas!
Se na realidade não corresponde a esse volume, pelo menos tem o mesmo valor! ;)
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.
A maior forma de explicar seja o que for é utilizar uma linguagem com exemplos, de preferência visuais, adaptada à pessoa com quem estamos a dialogar. Essa é uma regra básica de qualquer professor, pelo menos dos bons :)
Por isso, está aprovada essa tua estratégia :)
Enviar um comentário